quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Férias

eu teoricamente não estou de férias... mas quando eu escrevi isso eu estava.

Era perfeito. Eram as férias. Dias livres onde fazer nada era o mais importante. A minha função, a minha lição de casa era diversão. Não, não... Melhor não pronunciar esse tipo de palavra que envolve esforço mental durante esse período de... Férias. Meses supremos de alívio físico e psicológico.
As festas. O natal perfeito, a família comendo envolta da mesa, e as crianças recebendo os presentes, certo, o fato de que eu recebo menos presentes do que de costume não me afeta. Eu ainda possuo um lado infantil! Não dizem que devemos manter a criança interior? Então, “Eu quero, eu quero!”.
O ano novo. Os fogos de artifício são tão lindos, e vistos da praia então? A multidão do meu lado não importa, na verdade o odor que ela exala sim, mas e daí? São férias. Não é o fedor do meu vizinho que vai me incomodar agora. Dou dois passos para a esquerda e desvio de uma braçada.
O pós ano novo. Duas palavras definem a situação básica. Liquidação e viagens. Adoro ir para o aeroporto, dá uma sensação nostálgica e um aperto no peito. Solto a respiração e chacoalho a cabeça. Estou levando meus parentes que vão ficar fora por um tempo, mas não tem problema, o litoral existe para descansar. E as lojas, apesar de que eu prevejo que estarão apinhadas de gente, ainda não deixam de serem lojas onde o dinheiro rola solto. No caso o meu dinheiro rola na direção dos bolsos dos empresários capitalistas, mas isso não vem ao caso, já que são férias.
Os últimos dias. Depois de voltar da praia, do exterior, ou da cozinha, mil coisas estão acontecendo na última semana. São eventos, festas, shows. É tanta coisa que o tempo não dá conta. Mas aproveitar ao máximo é o lema. Trocar a noite pelo dia, contar as novidades para os amigos.
São férias.
Acordo meio zonza. Sempre é assim. Minhas pernas perdem a força e eu cambaleio para a direita acertando o armário. Dor. Meu nariz lateja, mas estou muito dopada para checar se eu estou bem. Tive um sonho, mas não me lembro bem. Levantei-me tão depressa só pensando que a primeira aula seria matemática.

Nenhum comentário: